Site  Google 
Publicada em 3 de julho de 2016

Tags:
Quilombo Mata Cavalo

Governo frouxo, terra de ninguém Terra dos poderosos é assim, em Mato Grosso – aliás, hoje em todo o Brasil – onde reina a lei dos mais fortes, ou seja, desgoverno, sem justiça para defender o povo. O latifundiário Ideberto Martins, daquele estado, sabendo que o governo é frouxo, ainda mandou um bilhete para o governador Rogério Sales, informando o dia e a hora em que ele vai massacrar várias famílias descendentes do quilombo “Mata Cavalo”, que estão em uma área no município de Nossa Senhora do Livramento.

Uma cópia do mesmo comunicado foi encaminhada ao Comando da Polícia Militar de Mato Grosso, e o pecuarista ainda acrescenta que “os danos” nos remanescentes de escravos “serão de responsabilidade do governo”. Em qualquer lugar do Brasil, notadamente nas regiões rurais, o povo pobre não tem segurança. Impera a força bruta dos latifundiários que usam inclusive policiais militares e jagunços para reprimir

O advogado do latifundiário, Jatabairu Francisco Nunes, diz sem temor que vai “pegar os peões da fazenda para tirar os ocupantes na marra”. “Vai ser perigoso, alguém pode se machucar”, ameaça ele, garantindo que a ação será no próximo dia 31. Jatabairu diz que pessoalmente já derrubou várias casas dos trabalhadores, e afirma que o prazo será cumprido.

A comunidade de Mata Cavalo é composta por 150 famílias. O local foi reconhecido como remanescente de quilombos pela Fundação Palmares, do Ministério da Cultura. A Coordenação do Quilombo informou que a desapropriação da área depende de autorização da Presidência da República.