Site  Google 
Publicada em 2 de julho de 2016

Tags:
Conselho de Advogado

1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito . Ao invés, escreva ‘SOLICITAR RG’.

2. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use este em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

3. Tire Xerox do conteúdo de tua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Se sabe de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc… roubados.

4. Nós fomos informados que nós deveríamos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente. Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar.
Mantenha estes onde você os possa achar.

5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência ( B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

6. Chame imediatamente o SPC e SERASA (e outros órgãos de crédito se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.

7. Na agenda de seu celular grave o seguinte endereço “A AVISAR EM CASO DE ACEIDENTE” e grave o numero de telefone de sua casa ou de uma pessoa a quem deve ser avisada, que será o primeiro número que virá na agenda.

8. Em caso de estar sendo assaltado nunca grite por socorro mais simule um ataque cardíaco ou uma dor muito forte que muitas pessoas virão lhe socorrer.

9. Em caso de assalto de veículo automotor onde os ladrões levam a vítima, simule um desmaio na hora que os bandidos não saberão o que fazer e levarão só o veículo.

10. Não coloque adsivos em seu veículo que identifique o seu serviço; a sociedade que participa; que possui seguro e rastreador. Muitas vítimas são escolhidas pelos adsivos (médicos, advogados, rotarianos, maçons, etc…